Cidadania digital
Cidadania digital
Cidadania digital, conceito muito usado pelos quadrantes da sociedade, é o uso da tecnologia de forma responsável por parte das pessoas. Assim como a ética, é um direito e dever de todos saber usar corretamente as inovações tecnológicas que surgem ao nosso redor. Também pode ser entendido como as pessoas se relacionam e compartilham as informações na era da Internet.
A multiplicação de aplicativos, cada vez mais inteligentes e funcionais veio, sem dúvidas, para facilitar o nosso dia-a-dia. Porém, como tudo na vida, o universo digital também exige cautela. Não é raro vermos publicações exageradas até mesmo ofensivas.Assim como no offline, educação e respeito ao próximo são fundamentais no universo digital.
Literacia digital
Comércio digital
Etiqueta digital
A multiplicação de aplicativos, cada vez mais inteligentes e funcionais veio, sem dúvidas, para facilitar o nosso dia-a-dia. Porém, como tudo na vida, o universo digital também exige cautela. Não é raro vermos publicações exageradas até mesmo ofensivas.Assim como no offline, educação e respeito ao próximo são fundamentais no universo digital.
Comunicação digital
A comunicação digital é o conjunto de normas relacionadas com o comportamento adequado e responsável no uso das tecnologias. A comunicação digital veio revolucionar a forma de pessoas, empresas e instituições do terceiro setor de relacionarem. Diferente da época em que a comunicação em massa só podia ser feita por meio de rádio e televisão, e que o cidadão comum estava na condição de ouvinte e telespectador, a era da internet coloca o cidadão comum na condição de produtor de informação e opinião.
Literacia digital
A expressão Literacia Digital pretende designar o uso eficaz da tecnologia digital, tal como os computadores, as redes informáticas, os PDA's (Personal Digital Assistant), os telemóveis, entre outros. O conhecimento, tanto do funcionamento destes equipamentos, como dos programas informáticos que lhe estão associados, pode ser preponderante para essa eficácia. Conhecer como funciona um determinado equipamento aumenta significativamente a probabilidade de o utilizar mais eficazmente.
Acesso digital é o nome dado ao processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Acesso digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades.
Comércio digital
Comércio digital é um tipo de transação comercial (com ou sem fins lucrativos) feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, computadores, tablets e smartphones. Com a crescente informatização das mais diversas atividades transforma a tecnologia da informação (TI) em uma área cada vez mais relevante economicamente.
Lei digital
Lei digital consiste na responsabilidade electrónica sobre obras e ações.
Direito e responsabilidade digital
Liberdades estendidas a todo mundo digital.Existe um conjunto básico de direitos estendidos a todos os cidadãos digitais. Os cidadãos digitais têm direito à privacidade, liberdade de expressão, etc. Os direitos digitais básicos devem ser abordados, discutidos e compreendidos no mundo digital. Com estes direitos também vêm responsabilidades. Os utilizadores têm de ajudar a definir como a tecnologia deve ser usada de forma adequada. Numa sociedade digital, estas duas áreas têm de trabalhar em conjunto para que todos possam ser produtivos.
Saúde e bem-estar digital
Saúde Digital é a junção das revoluções digital e genética com a saúde, com o objetivo de reduzir as ineficiências na prestação de cuidados de saúde, melhorar o acesso, reduzir custos, aumentar a qualidade, e tornar a medicina mais personalizada e precisa.
Segurança digital
A segurança digital consiste na não violação da confidencialidade, integridade e disponibilidade de autenticidade de documentos e dados pessoais.
Alguns exemplos de violações a cada um desses requisitos são:
- Confidencialidade: alguém obtém acesso não autorizado ao seu computador e lê todas as informações contidas na sua declaração de Imposto de Renda;
- Integridade: alguém obtém acesso não autorizado ao seu computador e altera informações da sua declaração de Imposto de Renda, momentos antes de você enviá-la à Receita Federal;
- Disponibilidade: o seu provedor sofre uma grande sobrecarga de dados ou um ataque de negação de serviço e por este motivo você fica impossibilitado de enviar sua declaração de Imposto de Renda à Receita Federal.
Referências
https://sites.google.com/site/cidadaniadigitaltrl/home/direitos-e-responsabilidade-digitalhttps://www.slideshare.net/HTGil/literacias-digitalaishttps://pt.wikipedia.org/wiki/Com%C3%A9rcio_eletr%C3%B4nichttps://pt.wikipedia.org/wiki/Inclus%C3%A3o_digital
https://exame.abril.com.br/blog/sua-carreira-sua-gestao/voce-sabe-o-que-e-etiqueta-digital/https://pt.wikipedia.org/wiki/Cidadania_digitalhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Seguran%C3%A7a_digital
Comentários
Enviar um comentário