Utilização do Sistema Multimédia - Imagem

Imagem - formatos de ficheiros

Compressão de Imagens

.Os recursos necessários para armazenar e transmitir imagens são imensos, o que torna atractiva a compressão de imagem.
.A compressão de imagem baseia-se na remoção de informação redundante existente nas imagens. 
.Existem duas categorias de compressão de imagem:
 . sem perda– é possível reconstruir EXACTAMENTE a imagem original antes de ter sido efectuada a compressão 
.com perda– no processo de compressão são perdidas características das imagens, o que permite obter graus de compressão mais elevados.  

Formatos de ficheiros de Imagem Bitmap

.Bitmap é um dos formatos de imagens mais antigos e também um dos mais simples. Bastante utilizado nos sistemas operacionais Microsoft Windows, as imagens neste formato podem suportar milhões de cores e preservam os detalhes.
No entanto, os arquivos neste padrão costumam ser muitos grandes, já que não utilizam compressão. Este processo até é possível em imagens com 256 cores ou menos, mas não é comum.
.Sigla para Graphics Interchange Format, o GIF é outro formato bastante popular na internet. Foi criado pela CompuServe em 1987 e, assim como o JPEG, gera arquivos de tamanho reduzido, no entanto, seu uso não é muito comum em fotografias, já que é capaz de trabalhar com apenas 256 cores (8 bits). Por este motivo, sua utilização é muito frequente com ícones, ilustrações ou qualquer tipo de imagem que não necessite de muitas cores.
.O formato JPEG, cuja sigla significa Joint Photographic Experts Group, teve sua primeira especificação disponibilizada em 1983 por um grupo que leva o mesmo nome. É um dos padrões mais populares da internet por aliar duas características importantes: oferece níveis razoáveis de qualidade de imagem e gera arquivos de tamanho pequeno quando comparado a outros formatos, facilitando o seu armazenamento e a sua distribuição.

Imagem sem compressão

Imagem com compressão JPEG


.PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução.

É possível gerar arquivos em PDF a partir de vários formatos de documentos, como ODF (do LibreOffice) ou DOC (do Microsoft Word) e imagens, como Jpeg e PNG. No entanto, a qualidade do foco gerado, no que se refere à exibição do conteúdo, pode variar de acordo com o formato do arquivo matriz, a partir do qual o PDF foi criado.





.O formato PNG, sigla para Portable Network Graphics, é um dos padrões mais recentes, com a sua primeira especificação tendo surgido em 1996. Seu desenvolvimento foi motivado, em parte, pela restrição de patente existente no formato GIF.

Imagem em PNG



O PNG reúne, portanto, as características que tornaram o GIF tão bem aceito: animação, fundo transparente e compressão sem perda de qualidade, mesmo com salvamentos constantes do arquivo. Porém, conta com um grande diferencial: suporta milhões de cores, não apenas 256, sendo, com isso, uma ótima opção para fotos.






.Sigla para Tagged Image File Format, o TIFF consiste em um formato muito utilizado em aplicações profissionais, como imagens para finalidades médicas ou industriais. Criado em 1986 pela Aldus, companhia posteriormente adquirida pela Adobe, também é muito aplicado em atividades de digitalização, como scanner e fax, o que, na verdade, motivou o seu desenvolvimento.
O formato TIFF oferece grande quantidade de cores e excelente qualidade de imagem, o que aumenta consideravelmente o tamanho dos seus arquivos, embora seja possível amenizar este aspecto com compressão sem perda de informações.

Formatos de ficheiros de imagem vetorial
CDR é o formato de arquivo nativo do Corel Draw , um software profissional de gráficos vetoriais desenvolvido pela Corel e semelhante ao concorrente Adobe Illustrator .
Os arquivos com essa extensão só podem ser abertos corretamente com o CorelDRAW, enquanto que tentar abri-los com outros programas que declaram o suporte para esse formato (como o Inkscape ou o Illustrator) pode levar a resultados inesperados, especialmente com arquivos criados por várias versões. CorelDRAW recente.
Os arquivos CDR dentro deles podem conter gráficos vetoriais, texto e imagens raster . Os arquivos CDR também pode ser aberta com o Corel PHOTO-PAINT, um programa incluído no CorelDRAW Graphics Suite, mas são convertidos em bitmaps , então se perde a oportunidade de fazer alterações em objetos vetoriais e texto presente.

Referências





































Comentários

Mensagens populares deste blogue

MIT app inventor

Ergonomia

Modelos de Cor