Realidade virtual vs Realidade aumentada

                    Realidade virtual vs Realidade aumentada 
                              


Realidade virtual


Realidade virtual é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema operacional. O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma de suas realidades temporais. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário.
Pimentel (1995) afirma que a Realidade Virtual (VR) é o uso de alta tecnologia para convencer o usuário de que ele se encontra em outra realidade, provocando o seu envolvimento por completo.
Além da compreensão da VR como simulação da realidade através da tecnologia, a VR também se estende a uma apreensão de um universo não real, um universo de ícones e símbolos, mas permeando em um processo de significação o espectador desse falso universo o fornece créditos de um universo real. Em suma, uma realidade ficcional, contudo através de relações intelectuais, a compreendemos como sendo muito próxima do universo real que conhecemos.
Onde é que a realidade virtual é aplicada?
realidade virtual expandiu-se em áreas comerciais partir do Século XXI, entre elas:


              


Realidade aumentada

Realidade aumentada (RA) é uma experiência interativa de um mundo real, onde objetos que residem no mundo real são “acentuados” por informação perceptiva criada por computadores, incluindo visual, auditiva, háptica, somatossensorial e olfatória. Pode ser construtiva (agrega ao ambiente natural) ou destrutiva (que mascara o ambiente natural). A realidade aumentada altera o mundo real do usuário,enquanto a realidade virtual substitui completamente o mundo real do expectador. Realidade aumentada é relacionada a dois termos muito usados, realidade mista, e realidade mediada por computadores.


Onde é que a realidade aumentada é aplicada?

A realidade aumentada tem sido explorada para muitas aplicações. Desde os anos 70 e o começo dos 80, Steve Mann tinha desenvolvido tecnologias de uso diário. Os exemplos incluem o Eyetap, um ajudante de visão que administra simultaneamente a melhora e suas sobreposições. Mas isso pode ser usado em várias áreas, como por exemplo: Na literatura, arqueologia, arquitetura, arte virtual, comercio, educação, gestão de emergências, resgates, interação social, vídeo games, design industrial, área médica, imersão espacial, treino de voo, militarismo, navegação, lives, espaços de trabalho, turismo, tradução simultânea, música, e vendas.








Referências: https://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_virtual

https://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_aumentada#As_aplica%C3%A7 %C3%B5es_do_RA

































Comentários

Mensagens populares deste blogue

MIT app inventor

Programação

Ergonomia